domingo, 28 de agosto de 2011

TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO


 REFLITA A MENSAGEM

"Prezado Professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.".
http://dowbor.org/tecnconhec.asp

sábado, 27 de agosto de 2011

Atividade1.3 - "Diário de Bordo"


Darilene ativ1.:46  - Diário de Bordo  
Nos últimos anos a educação perpassa por avanços tecnológicos desde simples papel, livros impressos, quadro de giz às novas ferramenta necessárias a vida escolar no que diz respeito a inovação de uma prática pedagógica e as transformações do mundo moderno. Visando isso o aluno com certeza será adaptado a esse novo sistema de governo, que é o mundo virtual, que ele possa desenvolver no indivíduo suas habilidades, competências intelectual e social através das mídias com: computador, televisão, telefone celular, DVD e etc. O professor é de certa forma responsável por essa inclusão, visto que as escolas hoje estão equipadas, com a implantação do programa de tecnologias digitais (MEC). O processo de ensino-aprendizagem se dá com acompanhamentos e evolução dos avanços substanciais necessário à escola.
 http://br.yuotube.com/watch?=szNSCKLQNWY










Atividade 1.1 Material do aluno -REFLEXÕES

Ativ-1_darilene

Página: 38

2- Atualmente a nossa sociedade vive momentos de mudanças , a era da globalização das tecnologias e informações, gerados por novo modelo, de um mundo capitalista, no qual a educação perpassa-se por permanentes modificações e que requer cada vez mais envolvimentos dos indivíduos neste mundo globalizado.

A economia e a educação mundial foram afetados por esses avanços tecnológicos , de forma competitiva e excludentes.

O Universo Escolar esta a cada dia mais voltado na tentativa de acompanhar essa nova ordem mundial com a inserção de novas métodos , práticas e teorias inovadoras , segundo , Pozo em 2002, diz:

" Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender."

No que se refere a educação , foram definidos pelo MEC, parâmetros curriculares na tentativa de acompanhar e implementar esse novo modelo de política adotada no sistema , como requisito de favorecer a educação novas formas de " aprender a aprender"; que depende não só do compromisso e formação do professor, mas da comunidade inserida neste contexto escolar, como também, da estrutura escolar que permita desenvolver esse trabalho, e essencialmente da conscientização e valorização da classe de educadores pelo o sistema de ensino do governo.

Neste sentido, o caminhar das escolas requer avanços e novas formas de alfabetizar, nas tecnologias, adaptação ao novo ritual de aprendizagem que vai e volta, com suas constantes necessidades de gerar conhecimentos através das informações, porém, é um desafio a seguir,e o que se vê , muitas vezes é o fracasso escolar.

Visto isto, rumo a uma abordagem cultural e social, a aquisição de conhecimentos exigem as competências: interpessoais, afetivas e sociais , dotadas de estratégicas de aprendizagem , diferente áreas do currículo e da capacidade da gestão metacognitiva do conhecimento.

É imprescindível o despertar do professor , uma nova postura para a conscientização e perfil de culturas diversas, que se enquadre na universalização de conhecimentos e aprendizagem, pois a tecnologia permeia a sociedade nas lan-house, nos tele-centros e foram levadas as escola públicas através dos programas de inclusão digital , que hoje se contempla na rede de computadores implantadas nos laboratório de informática.

Em fim, sabe-se que o computar é um suporte poderoso, deve ser fomentado esse acesso de forma geral por meio da educação no desenvolver do processo de aprendizagem , como uma fonte rica de informações tanto na leitura com na escrita.




Atividade1.2 Quem sou com professor e Aprendiz? O que é ser professor hoje? Quem sou eu (professor) neste contexto?


 1.2 fórum

Quem sou como professor e aprendiz?

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
          Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa como paciência, criatividade, humildade, carisma domina próprio e de público, etc. etc. etc.
           Pedro Demo em uma reportagem para a revista Profissão Mestre, disse: "Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão". Acreditamos que nenhum comentário precisa ser feito, pois essa frase diz tudo.
Com tudo isso, será que o professor deve ser visto como a única fonte de saber? Para Celso Antunes não, ele acredita que "o professor de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a separar o joio do trigo, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender".
          Portanto, notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até mesmo o professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser uma constante na vida dele e, até mesmo, de todos os profissionais, pois como diz Júlio Clebsch, redator da revista Profissão Mestre: "O problema é a velocidade, e, portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar".

Eu como professora me sinto no dever de estudar, fazer formação continuada e renovar a minha prática pedagógica como educadora. Hoje vivenciamos a era do conhecimento  das transformações através dos meios de comunicação das tecnologias, e vejo a extrema necessidade de adaptar-me e acompanhar. E essa é a oportunidade, aqui na minha frente... O Curso de formação do proinfo.